Sim, ainda vale a pena acumular pontos no cartão de crédito! Com o cartão certo, que ofereça um bom programa de pontuação, e pagando suas faturas em dia, você pode acumular pontos sem custos extras. No entanto, vamos ser sinceros: há alguns anos, especialmente antes da pandemia, as vantagens eram muito mais atraentes.
Viajar quase de graça: era possível!
Nós já viajamos praticamente de graça para vários destinos. E digo “nós” porque acumulávamos pontos suficientes para cobrir trechos de ida e volta para mim e minha esposa. Até 2019, nossas viagens eram frequentemente realizadas utilizando milhas do cartão. O segredo? Uma boa estratégia:
- Checar o programa do banco: Sempre conferia as passagens disponíveis na plataforma do banco.
- Comparar cotações: Comparava as milhas necessárias nos programas oficiais das companhias aéreas.
- Escolher o melhor custo-benefício: Optava pelo programa que exigisse menos milhas, levando em conta também as taxas, para evitar surpresas no bolso.
Com isso, viajamos por vários destinos no Brasil e na América Latina, sempre sorrindo ao lembrar que as passagens foram praticamente “de graça”.
Fizemos uma viagem para o Chile nesse esquema, foi excelente. Veja o roteiro: Chile: um roteiro muito além de Santiago com cidades e visuais inesquecíveis
E agora, ainda compensa?
Olha, não vou mentir: as coisas poderiam estar melhores. Faça o teste! Compare os valores em milhas das companhias aéreas e do programa do seu banco. Dá aquele desânimo, porque às vezes mal dá para cobrir a ida.
Mas nem tudo está perdido! Sabe como estamos aproveitando nossos pontos atualmente?
Como usamos nossos pontos hoje
Ultimamente, tenho achado mais vantajoso usar os pontos para hospedagens de transição. Sabe aquelas noites em que você precisa de um lugar para descansar antes de seguir viagem ou aguardar o voo de retorno? É aí que os pontos entram como uma mão na roda. Não dá para gastar muito com uma estadia de poucas horas, então usar os pontos nesse tipo de hospedagem tem sido uma ótima economia.
Outra opção interessante são os produtos! Já trocamos pontos por um secador de cabelo, um microfone para podcast e outros itens úteis. Às vezes, o programa do banco faz promoções legais, e aí vale a pena aproveitar.
Claro, minha dica número um continua sendo usar os pontos para o que mais amo: viajar!
Como acumular mais pontos?
Os programas de pontuação geralmente são bem claros sobre as regras. Por exemplo, alguns cartões oferecem 1 ponto para cada R$ 5 gastos, enquanto outros oferecem 1 ponto por real. Tudo vai depender do tipo de cartão, do programa atrelado ao banco e até mesmo do seu poder aquisitivo.
Se você busca acumular mais pontos, aqui vão algumas dicas:
- Concentre seus gastos no cartão de crédito: Desde as contas do dia a dia até compras maiores.
- Escolha o cartão certo: Pesquise cartões que oferecem mais pontos por real gasto ou que estejam vinculados a programas de viagens.
- Aproveite promoções de transferência de pontos: Alguns bancos oferecem bônus ao transferir pontos para programas de companhias aéreas.
Mas a dica final é o óbvio: para acumular mais pontos é necessário gastar mais no cartão e pagar as faturas em dia.
Ainda vale a pena?
A resposta é sim, mas com ressalvas. Os programas já foram mais vantajosos, mas com um bom planejamento e criatividade, você ainda pode aproveitar bastante. Seja para viajar, economizar em hospedagens ou trocar por produtos, os pontos continuam sendo um benefício interessante para quem sabe como usá-los.
Dica de leitura para quem pretende usar cartão de crédito no exterior: Quais os custos em utilizar o cartão de crédito no exterior? fique por dentro dos detalhes.
E aí, Let’s Go Viajar?