Se você é fã de gastronomia e adora uma viagem cheia de sabores, a Serra da Canastra, em Minas Gerais, é um destino que você precisa conhecer. Conhecida não só por suas belas paisagens, cachoeiras deslumbrantes e trilhas incríveis, a região é também um paraíso para quem busca experiências gastronômicas autênticas. O destaque? Os famosos e premiados Queijos Canastra, que são a verdadeira essência do terroir mineiro.
Certas características especificas, tais como: tipo de pastagem, gado, clima, relevo e a pureza da água dão identidade a esse queijo de sabor inigualável ao qual denominamos terroir da Região do Queijo da Canastra.
Neste artigo, vamos te guiar por um roteiro delicioso e repleto de história, onde você poderá conhecer de perto as fazendas que produzem esses queijos, experimentar suas diferentes variações e se encantar com o sabor inesquecível que só a Canastra pode oferecer.
A Tradição do Queijo Canastra: O Sabor Único de Minas Gerais
O Queijo Canastra é um dos queijos mais icônicos do Brasil, conhecido mundialmente por sua qualidade e sabor incomparável. Produzido artesanalmente com leite cru, o queijo carrega a alma da Serra da Canastra, onde a combinação perfeita de solo, clima e pastagens naturais dá origem a uma iguaria inigualável.
Com uma casca amarelada e uma textura que varia de macia a mais seca (dependendo do tempo de maturação), o Queijo Canastra é versátil: pode ser apreciado puro, em pratos tradicionais ou até harmonizado com vinhos e cervejas artesanais.
Para ser chamado de autêntico o queijo da Canastra precisa ser produzido dentro da área de produção delimitada, a qual é composta por sete munícipios. São eles: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi, cidades que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra.
Fazendas para Degustação de Queijos na Serra da Canastra
Para quem deseja uma imersão completa no universo dos queijos artesanais, não há nada melhor do que visitar as fazendas produtoras. Muitas delas oferecem degustações guiadas, onde é possível aprender mais sobre o processo de produção, conversar com os produtores locais e, claro, provar queijos frescos e maturados. Confira algumas opções imperdíveis:
1. Estância Capim Canastra (Queijo do Guilherme)
- Localização: São Roque de Minas, MG
- Endereço: Rodovia São Roque de Minas – Bambuí km 3,5, São Roque de Minas
- O que esperar: Aqui, você encontrará um dos queijos mais premiados da região. Em 2015, o queijo do Guilherme participou de um prestigiado campeonato de queijos na França e conquistou a medalha de prata. Foi o primeiro queijo brasileiro a conquistar um prêmio internacional.
- A fazenda oferece visitas guiadas que incluem degustação de queijos, tudo cercado por uma vista espetacular da serra. É um local famoso que proporciona uma verdadeira imersão na cultura queijeira da Canastra. Garanta essa experiência exclusiva!
- Almoço com pratos típicos apenas em eventos agendados antecipadamente.
- Valores: a visita guiada com degustação está 30 reais por pessoa (valor consultado em novembro de 2024 e sujeito a alteração sem aviso prévio).
- Não há a necessidade de agendar com antecedência
- Contato: (37) 99979-5150 para maiores informações
2. Fazenda Pingo do Mula
- Localização: São Roque de Minas, MG
- Endereço: Estrada São Roque Piumhi Km 2
- O que esperar: Uma experiência completa que vai além da degustação de queijos. Os visitantes são convidados a conhecer a produção de leite, assistir ao processo de fabricação e, claro, provar queijos premiados acompanhados de outros produtos locais, como doces e café. A Fazenda Pingo do Mula, é conhecida por seus produtos artesanais, queijos legítimos da Serra da Canastra com prêmios Ouro e Bronze no Queijo Brasil.
- Conhecida por suas degustações incríveis, aqui você não apenas experimenta o queijo, mas também aprende sobre o processo artesanal de produção, desde a ordenha até a maturação. A experiência inclui um almoço delicioso com pratos preparados à base de queijo Canastra e outros ingredientes frescos da região.
- Valores: O investimento é a partir de 20 reais por pessoa para realizar a visita guiada pela estrutura produtiva da fazenda. Duração de uma hora para grupos de até 20 pessoas. Necessário agendar antecipadamente. Inclui a degustação de três maturações de queijo produzidos na fazenda e aborda a história da fazenda e do queijo da Canastra assim como teoria sobre a forma de produção.
- Também é possível adquirir a Vivência Pingo do Mula com harmonização dos queijos Pingo do Mula [3 a 4 maturações] acompanhado de cervejas artesanais Armadillo.
- Armadillo Microbrewery produz cervejas vivas, encorpadas, com sabor e cultura regional
- Duração sugerida do passeio de 1 a 2 horas. Mínimo de duas a no máximo oito pessoas.
- Investimento: R$ 120,00 por pessoa (valor consultado no site da empresa em novembro de 2024, sujeito a alteração sem aviso prévio).
- *Os queijos servidos dependem das maturações disponíveis no dia e é necessário a reserva antecipada
- Vivência de Harmonização com vinhos
- Harmonização dos queijos Pingo do Mula [3 a 4 maturações] acompanhado de uvas Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Syrah.
- Duração sugerida do passeio de 1 a 2 horas. Mínimo de duas a no máximo oito pessoas.
- Investimento: R$ 350,00 por pessoa (valor consultado no site da empresa em novembro de 2024, sujeito a alteração sem aviso prévio).
- *Os queijos servidos dependem das maturações disponíveis no dia e é necessário a reserva antecipada.
- O queijo produzido será levado pela pessoa ao final da vivência.
- Contato: (37) 99985-7067
3. Queijaria Roça da Cidade
- Localização: São Roque de Minas, MG
- Endereço: Estrada Parnacanastra, km 02, São Roque de Minas
- O que esperar: Especializada em queijos maturados, a queijaria artesanal Roça da Cidade oferece uma experiência única, com degustações guiadas que incluem queijos de diferentes tempos de cura. A vista panorâmica é um bônus à parte. No deck serve-se café coado na hora bem fresquinho, tábua de queijos, bebidas e sorvetes artesanais.
- Serviço: Aberta diariamente das 8h às 18h com visita guiada e degustação de queijos gratuitamente.
- Agendamento é solicitado apenas para grupos maiores de 12 pessoas.
- Horários sugeridos para visitação preferencialmente das 8h às 10h no período matutino ou das 14h às 16 h na parte da tarde.
- A Queijaria também oferece a opção de visita técnica guiada.
- Contato: (37) 99833-5922
4. Fazenda São Bento
- Localização: São Roque de Minas, MG
- Endereço: Estrada São Roque de Minas, s/n. Seis km de distância do centro urbano.
- O que esperar: Uma das propriedades mais tradicionais da região, a Fazenda São Bento é conhecida por seu queijo artesanal de longa maturação. Além da degustação, a fazenda oferece a possibilidade de almoçar pratos típicos da culinária mineira.
- Valores: A confirmar
- Contato: ( 37 ) 99903-7247
Dicas para Aproveitar ao Máximo o Roteiro Gastronômico
- Agende com antecedência: As fazendas são muito procuradas, especialmente em finais de semana e feriados.
- Leve dinheiro em espécie: Muitos produtores são pequenos e podem não aceitar cartões. Evite surpresas!
- Experimente harmonizações: Queijo Canastra vai muito bem com vinhos tintos encorpados, cervejas artesanais e até cachaça. Queijo Canastra e café, queijo Canastra e goiabada… As combinações são inúmeras e irresistíveis!
- Leve queijos para casa: Os queijos maturados são perfeitos para levar como souvenir. Lembre-se de que eles continuam a maturar ao longo do tempo, ficando ainda mais saborosos.
Queijos Canastra Artesanais e Muito Mais: O Melhor de Minas Gerais
Visitar as fazendas produtoras é como fazer uma viagem no tempo, onde cada detalhe é pensado para preservar o modo de vida simples e acolhedor dos mineiros. E o melhor: você não vai se limitar a provar apenas o queijo! Muitas dessas propriedades oferecem outras delícias típicas, como doces caseiros, cafés especiais e até cervejas artesanais, tudo preparado com ingredientes locais.
Queijo Canastra e Turismo Sustentável
Muitas das fazendas da Serra da Canastra seguem princípios de turismo sustentável, valorizando a produção local e respeitando o meio ambiente. Ao visitar essas propriedades, você estará contribuindo para a preservação da tradição queijeira e ajudando as famílias da região a manterem suas fazendas ativas.
Além disso, a visita é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre esse conceito de turismo sustentável, pois muitos produtores trabalham com práticas que além de preservar o meio ambiente ainda valoriza e fortalece a economia local. Isso faz com que cada pedaço do queijo que você saboreia tenha um gosto ainda mais especial.
Encerrando sua Viagem com Sabor
A Serra da Canastra é um lugar que não se resume apenas às suas paisagens espetaculares. Ela também é um convite para saborear Minas Gerais de um jeito especial, através dos seus queijos premiados, da hospitalidade dos seus produtores e da riqueza da sua cultura gastronômica. Afinal, poucas coisas na vida são tão boas quanto um queijo mineiro degustado em seu local de origem!
Nada se compara ao prazer de degustar um queijo canastra artesanal diretamente na fazenda onde ele é produzido, cercado por paisagens exuberantes da Serra da Canastra. Se você está planejando uma viagem a Capitólio e região, não perca a oportunidade de se aventurar pelo turismo gastronômico e descobrir o sabor único dos queijos que são a verdadeira alma de Minas Gerais.
Para saber mais sobre o que fazer em Capitólio não deixe de conferir nosso artigo que está cheio de dicas imperdíveis sobre esse destino fantástico, só clicar aqui https://letsgoviajar.com.br/capitolio-a-joia-do-turismo-em-minas-gerais/ e preparar as malas e o espírito para mais uma aventura!
Nosso intuito é sempre trazer conteúdos práticos e atualizados até você. Se esse artigo foi útil e interessante considere compartilhar com sua rede de contatos para que outros também possam se beneficiar dele. Um abraço e até a próxima!